Skip to main content

Resenha: O corpo fala

Compartilhe!

Alguma vez você já presenciou alguém mordendo os lábios, cruzando os braços ou recolhendo o abdômen enquanto conversava com você? Cuidado, essa pessoa pode está achando desagradável sua companhia! Mas como perceber quando alguém está realmente interessado ou até mesmo querendo dizer algo e não pode ( no caso de comprimir os lábios) ? Bom, você não precisa ter nenhum dom especial para compreender esses sinais e nem mesmo exigir da pessoa que os exponham, só precisa deixar que o seu corpo fale por si!

É isso mesmo! Para quem ainda não ouviu falar do livro O Corpo Fala, de Pierre Weil com ilustrações de Roland Tompakow, ele tem como objetivo informar ao leitor os possíveis significados para a linguagem corporal humana. Claro que cada caso, é um caso. Mas o livro tem uma leitura fácil e bastante compreensível, onde com um pouco de observação, você logo descobre o que outros na verdade queriam fazer ou dizer em determinadas situações, mas não o fazem.

O livro é dividido em duas partes, com 17 capítulos, mais a conclusão. O autor Pierre Weil inclusive já fez entrevistas ao SBT e na TV Globo. E de acordo com o que é dito no livro, o mesmo faz sucesso entre os que leem porque ensina de forma prática e divertida uma alfabetização sobre as linguagens do corpo.

Quer mais um exemplo? Muitas vezes, em uma conversa, não queremos ou não podemos externar os nossos sentimentos, porém, isso também é expresso pelo nosso corpo. Chama-se Mutismo! Durante todo o livro de 277 páginas, encontramos várias ilustrações que exemplificam tudo o que foi explicado. Quer fazer um breve teste? Quando você está lendo ou vendo algo que é do seu interesse, que eu espero que esse post tenha surtido tal efeito, ocorre uma leve ou completa inclinação do seu corpo mais próxima do objeto que lhe proporciona interesse ou atenção. Na rua, algumas vezes as pessoas passam e nos olham apenas em frações de segundo como de soslaio, é preciso ficar atento e perceber que algo em nós chama atenção e pode despertar interesse. E quando sem nenhuma explicação aparente levamos nossas mãos ao rosto e cobrimos a boca? Isso pode revelar que queremos ocultar alguma decisão!

Será que isso pode ser usado completamente ao nosso favor? Bem, basta você controlar seu Eu e dessa forma, poderá compreender a incrível linguagem universal, que é a linguagem do corpo!

O corpo fala sem palavras, você não precisa aprender um novo idioma para interpretá-lo, basta prestar atenção aos detalhes… Tenham uma boa leitura!

10 comentários em “Resenha: O corpo fala

  1. Ótima indicação, principalmente se quisermos saber como as pessoas ao nosso redor se sentem. Lembro de quando disse que quando a pessoa se sente à vontade ela deixa a bolsa, ou mochila, solta. Quero aprender a ler o corpo das pessoas tbm 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mostrar
Esconder