Skip to main content

Que tal um giro pela biblioteca pública de Rotterdam, na Holanda?

Compartilhe!

Olá amigos leitores! Desculpem a incômoda ausência,mas como avisei na fan page no facebook, em breve retornarei as atividades regularmente! Agora vamos para uma matéria um pouco diferente do que vocês estão acostumados em ver por aqui, mas aposto que será do agrado de todos, afinal, é sobre livros! E essa matéria só foi possível graças as fotos tiradas e cedidas pelo o meu amigo, Haniel Cavalcante, obrigada Hani!  E vamos lá!

Vista externa da Biblioteca pública de Rotterdam
Vista externa da Biblioteca pública de Rotterdam

Com o seu designer funcional-futurista, a biblioteca pública de Rotterdam é considerada um marco do arquiteto Jo Coenen, idealizador do projeto. Para que vocês tenham uma ideia, a biblioteca disponibiliza seis andares de um completo ambiente dedicado a leitura e a cultura.

img_4148-2
Entrada

Quando perguntado sobre o desafio de projetar uma biblioteca desse porte em um plano urbano, Jo Coenen respondeu:

“Unificar os diferentes mundos dos livros, que representam muitos séculos de cultura, e o desafio de criar uma biblioteca de experiência, de vivência.”

Dessa forma, o arquiteto quis criar um projeto não só de ornamentações externas, mas que também favorecesse o público em geral. Podemos inclusive usar o termo: mundo interno.

Primeiro andar, após a entrada existe um tabuleiro onde as pessoas podem jogar com as peças gigantes!
Primeiro andar, após a entrada existe um tabuleiro onde as pessoas podem jogar com as peças “um pouco fora do tamanho normal!”

Além disso, os detalhes na descrição na ornamentação do interior da biblioteca, refletem o espaço a qual foi criada, abrigar livros, repassar o pensamento de escritores de muitos séculos e nacionalidades, ou seja, um ambiente de muito respeito!

Parte dedicada à literatura Portuguesa.
Parte dedicada à literatura Portuguesa.

Conseguem ver ali exposto um exemplar de um livro de Chico Buarque de Holanda? Quantos desses você já viu em uma biblioteca? Acho que podemos aprender um pouco com os nossos amigos neerlandeses!

As intercalações entre os andares.
As intercalações entre os andares.

 

galeria de livros
galeria de livros
img_4141
Vontade de escolher um livro e sentar em uma das partes da biblioteca alimentas pela luz natural!

 

img_4138
Que elegante, não?
Vista do último andar.
Vista do último andar.

img_4135

 

E aí, ficou com vontade de conhecer a famosa biblioteca pública de Rotterdam? Fica apenas a uma hora de Amsterdam, caso você passe algum dia por lá, fica a dica! Espero que tenham gostado e deixem nos comentários o que acharam dessa verdadeira obra de arte! Boas leituras, Prii.

6 comentários em “Que tal um giro pela biblioteca pública de Rotterdam, na Holanda?

  1. Impressionante,linda e maravilhosa!Para os amantes da leitura um verdadeiro paraíso dos livros.Vontade imensa de conhecê-la.Obrigada e parabéns por apresentá-la de modo tão convidativo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mostrar
Esconder