Skip to main content

{Resenha} Os crimes ABC – Agatha Christie

Compartilhe!

Resultado de imagem para os crimes abc   Ficção policial/258 páginas/ Editora Nova Fronteira

“Se a sra. Christie algum dia decidir abandonar a ficção para se dedicar ao crime, ela será um perigo. Ninguém senão Poirot conseguirá apanhá-la.” – The Times Literary Suplement.

Quem não fica abismado com a notícia de um crime, quanto mais uma sequência de crimes! Isso mesmo, o assassino nesse caso cometeu uma série de crimes. E o mais instigante é, as vítimas parecem seguir uma rígida ordem alfabética.

Então como se previnir caso a vítima anterior tenha sido uma pessoa com o início do nome com a letra A e você leitor, é uma pessoa cujo nome começa com a letra B? Assustador não é? Porém, o nosso assassino costuma “ajudar” a polícia nos casos. Como? Simples, ele envia cartas para o célebre detetive Hércule Poirot, contando o dia, local e hora do iminente crime.

Aceitando o desafio da mente criminosa por trás das cartas, Poirot juntamente com seu amigo capitão Hastings e o inspetor-chefe Japp em busca de pistas para impedir uma próxima fatalidade e então prender de vez esse curioso e meticuloso assassino.

Como já é bem sugestivo com o título do livro, é usado um guia de trens ( Guia ABC) como suporte para o criminoso em busca de suas vítimas, pois o nome da cidade também conta.

No início parece não haver nenhum nexo entre as vítimas escolhidas ou os métodos as quais foram mortas. E para quem conhece o nosso amigo Poirot, uma coisa que ele prima é ser metódico! E que desafio lhe aparece, pois o seu rival criminoso à primeira vista não se importa nem um pouco em seguir uma ordem ou um método para finalizar suas façanhas.

É muito cativante a forma como a história se segue, visto que é contada pelas narrativas do Capitão Hastings e a uma parte a qual não faz parte de sua narrativa pessoal.

A medida que os casos vão aumentando, as suspeitas e principalmente a motivação do crime também! Agora lhes proponho um desafio: descobrir quem é a pessoa por trás do ABC antes do final!

Será que conseguirá acompanhar o raciocínio de Poirot nessa? Uma boa leitura a todos… o fina é de surpreender!

2 comentários em “{Resenha} Os crimes ABC – Agatha Christie

  1. Ficção policial é meu gênero favorito! Não conhecia esse livro da Agatha, na verdade não sou muito fã, cometi o erro de comparar com Holmes, e não consigo largar a impressão inicial kkk espero que isso acabe ner, pois a autora tem estórias maravilhosas.

    1. Siim! Cada um tem o seu estilo e acho que você pegando uma história que te cative vindo dela, com certeza vai viciar! Eu nunca consigo descobrir o final, ou quem é o assassino e isso sempre me instiga a ler mais para me tornar perita quem sabe como a Miss Marple, porque o Poirot está em outro nível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mostrar
Esconder